sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A enganação da Alma Gêmea e a ilusão da Paixão

Como e comum encontrarmos mulheres que estão sempre em uma constante busca por sua alma gêmea, que estão sempre em busca de uma paixão fascinante que ira mudar a maneira como elas enxergam e definem a vida. Minhas queridas, alma gêmea não passa de uma enganação que você cria a você mesmo. E como se não fosse o bastante, sinto informar-lhes de que paixão não e um sentimento, mas sim um estado, ou melhor, uma fase.

O fato de acreditar em alma gêmea, em que existe uma metade da laranja para cada um, aquela pessoa que você vai olhar e amar no mesmo instante (amor à primeira vista, outra abobrinha), simplesmente faz com que as pessoas – principalmente as mulheres que são mais ligadas a essas questões – sejam mais fracas psicologicamente e menos preparadas para enfrentarem a realidade. Alma gêmea não passa de mais uma invenção da humanidade, para buscar respostas a coisas que não conseguimos – ou não queremos – entender. Ou seja, podemos comparar o conceito de alma gêmea com o conceito usual de religião. A necessidade feminina de que exista uma pessoa certa para cada um, uma pessoa que vai preencher todas as lacunas e espaços em branco de sua vida, uma pessoa que vai te levar a ver o outro lado da vida e existência humana e o mais importante – e mais enganador – uma pessoa perfeita, que nunca vai te enganar ou magoar. BLA-BLA-BLA. Como alguém pode acreditar em tamanha “lorota”. Como alguém com capacidade de raciocinar não consegue enxergar a tamanha enganação que esta levando para sua vida?

E o qual e a relação de alma gêmea com paixão? A verdade e que um conceito completa o outro. Paixão não e um sentimento, mas sim uma necessidade. O que e paixão se não um momento de esperança de que algo se complete? Ao iniciar um relacionamento, sempre a mulher – e aqui eu também incluo homens sem “culhoes” – cria uma expectativa do novo companheiro. Novamente aqui se encaixa a necessidade de que o próximo preencha suas necessidades e também suas exigências. Paixão pode ser definido como o tempo em que a mulher realiza que seu companheiro atende ou não as suas exigências. Por que pessoas dizem que paixão pode durar meses ou anos? Simplesmente porque algumas mulheres buscam por muitas pequenas coisas em um homem, ou então porque elas buscam poucas e grandes características. Conforme o companheiro vai se revelando para a mulher, a mesma vai entendendo que a pessoa não e perfeita, mas não entende que NÃO existem pessoas perfeitas. Com isso, o relacionamento esfria e acaba. E então a mulher reinicia a sua busca por uma alma gêmea, perfeita, que vai fazer com que ela viva uma vida de “paixão” constante.

Queridos leitores, com esse “post” eu quero que entendam a relação psicológica que existe por trás da ilusão de que existem almas gêmeas e a fase da “paixão” em um relacionamento. E também entendam que a mulher geralmente busca sempre encontrar a perfeição em um companheiro, mas infelizmente, “somos todos iguais”, e mais cedo ou mais tarde, ela vai se decepcionar com a sua imperfeição e vai buscar outro igual a você. Na verdade, existem pessoas com maior compatibilidade – o que aumenta as chances do relacionamento dar certo, e uma fase de adaptação em que você descobre o que essa pessoa tem de bom para oferecer para a tua vida.

Por Ricardo.

4 comentários:

  1. Ricardo, não acredito que hoje em dia a maioria das mulheres pensem em alma gêmea.
    As mulheres estão ficando mais parecidas com os homens, também você verá muitas que não querem compromisso, principalmente se forem mulheres jovens.

    Agora, quanto a busca incessante pela perfeição, eu concordo e muito contigo. Eu até me atreveria a dizer aqui, que muito provavelmente eu sou uma dessas pessoas que não encontrará alguém com o qual passarei o resto da minha vida, como a gente imagina que um dia deve acontecer... Porque eu vivo de paixão e, no momento que ela termina, o relacionamento começa a pesar, a definhar.
    E, como você bem explicou, o fim da paixão começa quando nos damos conta das imperfeições do outro, e isso é fato, todos somos imperfeitos.

    Quem sabe um dia eu me convença que a vida pode também ser interessante sem necessariamente ser acompanhada do "fogo da paixão". Que a vida também pode ser bem desfrutada de companheirismo, sonhos e anseios compartilhados e aquela paz e tranquilidade que não se tem quando se está apaixonado.

    Mas, repito, até não me convencer do contrário, eu escolho o fogo, a inquietude, o tremor, as noites sem dormir, os delírios e o "frio na barriga".

    Ah, e não precisa ser o homem certo, pode ser o errado, desde que eu sinta essa inquietude toda.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querido Ricardo e queridos comentaristas do blog.... eu estava lendo atenciosamente o texto e o comentário, quando me ocorreu um 'insight'.Ó q magnifico!! rsss ... Falando sério, eu fiquei imaginando que, mulheres; de repente, akele homem perfeito (corpo, rosto, pele, cor agradável, tudo perfeito), perdesse um braço, ou uma perna, ou a visão, ou a audição, ou talvez sua genitália não tenha mais ejaculação como antes e etc. E homens, akela mulher perfeita e sarada (rss) sofresse um acidente e de repente voltasse do hospital sem um braço, ou sem uma perna, ou sem um mamilo, ou com a face mutilada, ou cega, ou surda e etcc... Mesmo assim, ele(a) seria sua alma-gêmea ?????

    HA HA !!! aposto que ainda não têm resposta para isso??? porque realmente, a questão aqui é a perfeição. O que homens e mulheres querem, é absolutamente impossível (dentro da esfera humana), um SER PERFEITO. Todo mundo pensa no estético mas, e meus sentimetos aonde estão?? não existe outra forma de comparar o amor, senão com a dor. Por que é nela que descobrimos o qto somos frágeis e IMPERFEITOS. Mas, vc acha q o amor supera tudo isso??? nãooooooooo o amor não supera nada q não seja perfeito, o q supera é o sentimento de respeito e solidariedade, que existem ainda, nos corações de algumas pessoas . Se vc está aki, para testemunhar e contar sua experiência e delatar os seus medos e repreender o que é perfeito é porque alguém está sendo generoso com vc, é pq alguém te respeita mais do q qualquer coisa e respeita suas vontades, opiniões, besteiras, sentimentos e por ai vai... Eu considero o respeito como a cura para todas as ilusões e a chave q abre realmente a porta do coração de uma pessoa....

    Grata pela oportunidade
    Fabiani
    baci per te!

    ResponderExcluir
  3. Ola, primeiramente obrigado por seus comentarios... gostaria de escrever mais um pouco sobre isso.
    "Falando sério, eu fiquei imaginando que, mulheres; de repente, akele homem perfeito (corpo, rosto, pele, cor agradável, tudo perfeito)"
    "E homens, akela mulher perfeita e sarada (rss) sofresse um acidente e de repente voltasse do hospital sem um braço, ou sem uma perna, ou sem um mamilo, ou com a face mutilada, ou cega, ou surda e etcc..."
    O conceito de perfeicao que tentamos passar nesse blog nao e' relacionado a aparencia fisica da pessoa. Isso pode ate' estar incluido, mas nao e' so'. Queremos muito mais atacar a falta de personalidade e a vulgaridade existente hoje.
    Considerando o comentario da Fafa, cada vez mais eu me convenco de algo que li/escutei algum tempo atras: "qualquer atitude de um ser humano e' tomada baseada em duas acoes: amor ou medo". A ideia e' de que se pegarmos qualquer acao feita por uma pessoa, e descermos ao mais baixo nivel dessa acao, chegaremos ou ao "amor" ou ao "medo".
    A sociedade hoje e' totalmente baseada no "medo". Por exemplo, medo de nao ter sua atitude aprovada, medo de passar a vida sozinho, entre outros...
    Mesmo sendo animais racionais, ou seja, que tem capacidade de utilizar a logica para tomar atitudes, nos baseamos fortemente em emocoes. Se alguem alega que e' 100% logico, sera q essa pessoa nao tem medo de ser emotivo? Ou medo de admitir?
    Bom, acredito que isso de uma base para a explicacao do que vc postou Fafa.
    Mas lembramos que uma pessoa pode mto facilmente gostar de outra por palavras e atitudes... e ser fisicamente atraida por beleza fisica. Ha uma diferenca gigantesca entre essas duas questoes.

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ricardo, particularmente acho você eo DeMarco os mais coerentes e cavalheiros !!! (rssss), admiro o Chosen tbém; mas meu amor por ele é extremamente trépido , sabe!!??? (rsssssss). Assim, concordo sobre a relação psicológica que gera o falso emprego de "alma gêmea". Concordo com tudo que disses. Mas, a implicação geral do texto, ao que percebi é também a caracterização de um "SER PERFEITO". Então, sobre os seres perfeitos, tentei contrabalancear o impressão psicológica que tu fez, com a impressão física. Porque ao que me parece, você tbém transfere essa carga psicológica(imaginária) para o real(concreto), quando menciona o trecho a seguir: "(...)Ao iniciar um relacionamento, sempre a mulher – e aqui eu também incluo homens sem “culhoes” – cria uma expectativa do novo companheiro. Novamente aqui se encaixa a necessidade de que o próximo preencha suas necessidades e também suas exigências".

    É por essas e outras que eu basiei meu ínfimo comentário; contudo, acaredito que hoje em dia, as pessoas de uma forma geral, já estão se contentando, com o que a realidade pode realmente te oferecer e estão saindo daquele conto de fadas, que preferencialmente, as mulheres vivem sonhando. Por isso, obrigada novamente por deixar que eu exponha, tão livremente, minhas idéias.

    Um grande beijo.
    Fabiani / Fafa/ Fabiani.Costa
    rsssssss
    Como quiserem, cada vez que eu posto sempre aparece um usuário novo da minha conta. rsssssss

    ResponderExcluir